Juventude Ativista customiza computadores

12:48 Edit This 5 Comments »
Por Flávia Passos Leite


Jovens moradores do bairro de Cajazeiras, em Salvador, uniram-se para utilizar seus conhecimentos em benefício de muitos. A cooperativa Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA), em parceria com a UNEB, transforma peças de computadores velhos e quebrados em computadores novos, com visual colorido e customizado.

Fundada em 2004, a JACA iniciou suas atividades fazendo serigrafia, mas, sem apoio, não deu continuidade ao projeto. Foi, então, que a ideia da Incubadora de Empreendimentos Solidários (Incuba), vinculada a UNEB, de fazer manutenção e assistência técnica em equipamentos de informática atendeu aos desejos dos jovens, que viram seu antigo plano ser extinto e um novo ser posto em prática.

Atualmente, o grupo conta com 20 membros na faixa etária de 18 a 30 anos. Cada participante passou por um processo de aprendizado de técnicas de manutenção de microcomputadores, com o apoio de algumas entidades que forneceram cursos. “Uns aprendem uma técnica e outros outra. Assim o conhecimento é trocado”, explica Jéssica Dias, integrante do grupo.

A cooperativa inaugurou uma sede própria em agosto deste ano e, desde então, tem intensificado o trabalho de reconstrução de computadores. Mas, precisam de material para continuar a obra. A Incuba forneceu a primeira remessa de computadores velhos, mas, agora, o grupo tenta conseguir mais peças. “Enfrentamos dificuldades neste sentido, mas estamos procurando empresas que façam doações”, afirma Jéssica.

A JACA consegue montar uma média de 3 computadores novos a cada 10 velhos e vendem por aproximadamente R$500,00. A cooperativa também oferece o serviço de customização de micros, através da pintura. Cássio Santos, membro do grupo, afirma que os jovens, também, ministrarão cursos gratuitos de inclusão digital para a comunidade, nos próximos anos. “Nós estamos sempre por aqui. Então, o que pudermos fazer para ajudar a gente faz”, comenta. O grupo pretende ainda continuar com a realização de oficinas de manutenção de micro.

Em 2004, pesquisadores contratados pela Organização das Nações Unidas (ONU) concluíram que para a fabricação de um único computador é necessário 240 quilos de combustível, 22 quilos de produtos químicos e 1,5 tonelada de água. Com a reciclagem das máquinas o dano causado ao meio ambiente é quase inexistente.

Para entrar em contato com o JACA, ligue: (71) 3395-9596 ou envie um e-mail para edcarlosrb@gmail.com

5 comentários:

Unknown disse...

Pow valeu pela divulgação do projeto
estavamos precisando disso obrigado.

Unknown disse...

Como faço se quiser doar peças de computadores para o JACA?

Quais são os contatos? Eles recolhem as peças na casa de um doador?

Seria interessante atualizar essa matéria super legal, pois muitas pessoas querem fazer doações, mas não sabem como fazer.

Unknown disse...

Como faço se quiser doar peças de computadores para o JACA?

Quais são os contatos? Eles recolhem as peças na casa de um doador?

Seria interessante atualizar essa matéria super legal, pois muitas pessoas querem fazer doações, mas não sabem como fazer.

Flávia Passos Leite disse...

Atualizei a matéria com o contato da instituição. Vamos doar!!!!

Ricardo M. P. Frota disse...

Computadores "novos" feito com os velhos... rs
Legal! Melhor do que deixa-los como lixo tecnológico!